Farinhada
Vivência de todo o processo de produção da farinha de mandioca e beiju. Os visitantes irão para a roça colher a mandioca, voltam para a farinheira onde participam da raspagem e lavagem.
Saiba maisCarregando...
Vivência de todo o processo de produção da farinha de mandioca e beiju. Os visitantes irão para a roça colher a mandioca, voltam para a farinheira onde participam da raspagem e lavagem.
Saiba maisNa chegada é feita uma roda de apresentações e recomendações para a trilha até a matinha. A trilha tem aproximadamente 600 metros para a ida. Chegando ao local sagrado é feito o nosso Awê, Canto e Dança onde os visitantes são convidados a participar.
Saiba maisPara esta vivência a aldeia é iluminada com tochas que deixa o ambiente mais acolhedor. Uma grande fogueira é acessa e ali é feito o ritual.
Saiba maisNa roça o dia começa logo cedo com um cafezinho e distribuição de tarefas a serem executadas. Esta experiência é bem variada dependendo do andamento do nosso SAF (Sistema Agroflorestal), os visitantes poderão plantar, colher, capinar, aguar... o contato com a terra e a recuperação da nascente do Rio do Peixe são restauradores.
Saiba maisMaturembá significa mata grossa. Por esta trilha de cerca de 6 km de ida iremos passar por uma represa e pela mata onde encontraremos espécies da mata Atlântica.
Saiba maisPara curar os males do corpo e da alma. O banho de ervas pode ser solicitado em todas as outras experiências ou isoladamente. As ervas mais utilizadas são Alecrim: atrai prosperidade, abre caminhos e afasta a tristeza; Aroeira: erva de descarrego, remove a negatividade do corpo; Arruda: elimina a vibração negativa, limpando a aura; Camomila: atrai prosperidade e tem propriedades relaxantes; Alfazema: purifica, e equilibra as energias.
Saiba maisA pintura corporal é um bem cultural de grande valor para os Pataxó. Ela representa parte da história, sentimentos do cotidiano, os bens sagrados. Durante as experiências, os visitantes que quiserem fazer a pintura corporal poderão escolher o tamanho e local da pintura que definirá o valor do trabalho.
Saiba maisO artesanato é feito a partir de tudo aquilo que a natureza oferece tais como madeiras, sementes, palhas, cipós, e etc. Toda esta produção artesanal está ligada às necessidades do cotidiano, bem como, alguns artesanatos estão relacionados à proteção espiritual como, por exemplo, as bonecas, tradição vinda da Zabelê.
Saiba maisA culinária Pataxó é a base de produtos naturais plantados na própria aldeia. A caça já foi muito utilizada, mas com a proibição o peixe passou a ser a opção mais saudável e sempre acompanhada da farinha de mandioca. A mandioca, mais conhecida pelos Pataxó por aipim, é a base da alimentação. São produzidos o bolo de puba, o beiju ou tapioca, dentre outros derivados. Para beber o Cauim, a bebida típica feita da mandioca fermentada.
Saiba mais